UCD (User centric design): entenda a importância da experiência do cliente

Os visuais e a funcionalidade caminham juntos quando se vem ao mundo digital – um site bonito, mas bagunçado, ou um site organizado que falta em valor estético, ambos se mostram vulneráveis a caírem na irrelevância e desinteresse.
Construir um produto que seus clientes gostarão não é um processo simples, e nos dias de hoje os consumidores tem altas expectativas para seus softwares, sites e aplicativos. Para isso, o método UCD ajuda a facilitar o alcance desses requisitos.
O que é User Centric Design (UCD)?
Design centralizado no usuário, de maneira simples, significa colocar as necessidades e desejos dos seus clientes como o centro de tudo que você faz no processo criativo. Os atribuir a esse processo ajuda a otimizar seus esforços, entendendo exatamente o que deve fazer e, o mais importante, por que está o fazendo.
É um processo frequente, onde designers utilizam uma mistura de métodos investigativos e generativos para desenvolver e entender as necessidades do usuário. Esse conhecimento pode ser obtido por:
Investigativo: Observando e solicitando feedback dos clientes, por meio de comentários, enquetes e entrevistas com usuários.
Generativo: Com base nas informações recolhidas, são feitas sessões de geração e desenvolvimento de ideias via brainstorming e outras técnicas.
Se trata de um processo cíclico: O feedback dos usuários é recebido e analisado, novas ideias e soluções são desenvolvidas e aplicadas. Novamente, usuários providenciam novo feedback, e dependendo em sua reação o mesmo continua a ser desenvolvido até um ponto final de otimização em que os usuários estão contentes com o desempenho.
Como o UCD se aplica no Marketing Digital
Seu site é o rosto da sua empresa, e sua funcionalidade irá denominar o que os clientes irão achar de seus serviços e produtos. Pense assim: se uma empresa não se importa suficiente com a experiência do cliente desde introdução até o contato, como saberá se eles irão prestar um bom serviço? Seu serviço ou produto pode ser impecável, mas isso não importa se os clientes não conseguem navegar seu site e chegar na compra - é por isso que garantir uma experiência completa de qualidade antes de tudo é um diferencial.
O design do seu site tem um papel vital em transformar visitantes em clientes recorrentes. Ele garante que seu público alvo seja bem vindo e tenha uma boa primeira impressão do seu negócio, encontrando exatamente o que procuram, tornam sua experiência interessante o que os faz passar mais tempo no seu espaço virtual, assim como guia cada cliente por uma jornada linear da introdução até a compra.
Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Ads, desenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes.
Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!
VOLTARPosts Relacionados