Seu site está protegido com direitos autorais? Entenda como funciona a proteção autoral

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Seu site está protegido com direitos autorais? Entenda como funciona a proteção autoral

Quando você busca um site para sua empresa, é essencial entender tudo o que é preciso para a segurança e proteção do mesmo. Utilizar um site é uma oportunidade de interagir com seus clientes, aumentar sua visibilidade e, no fim do dia, gerar novas vendas. Proteger seu investimento e garantir que outros não podem aproveitar do seu conteúdo é crucial, e é para isso que servem os direitos autorais.


O que são diretos autorais em sites?

Quando falamos em sites e o mundo digital, estamos falando em conteúdos originais criados com as informações da sua empresa, textos e imagens exclusivos para o uso da sua empresa pela equipe responsável pelo mesmo. Esse conteúdo é protegido pelos direitos autorais – leis posicionadas para garantir que outros não possam copiar o que você produziu para seus próprios ganhos financeiros.


Seu site tem direitos autorais?

De maneira simples, sim – seu site e seus conteúdos automaticamente são protegidos pelos direitos autorais. No Brasil, os sites são protegidos pela Lei dos Direitos Autorais (LDA), que proíbe a reprodução, alteração ou utilização de obras intelectuais sem a devida autorização.

Também vale reforçar que, por causa dessa lei, você não precisa mostrar explicitamente que o seu conteúdo é protegido por direitos autorais ou registrar oficialmente para um copyright. O registro oficial, em sites, se trata de uma formalidade que garante uma proteção mais explicita com documentações.


Utilizando uma notificação de direitos autorais

Em muitos casos sites utilizam uma pequena notificação de direitos autorais, localizada no final de cada página de um site. Essa marcação é feita por quem criou o site, seja a empresa em si ou a agência de marketing digital responsável pela criação e desenvolvimento.

Essa notificação deve incluir a frase “todos os direitos reservados”, o nome de sua empresa, o ano de criação do site, nome da agência que fez a publicação e por fim, o símbolo dos direitos autorais ©.


Como garantir que seu conteúdo não viola direitos autorais

Um grande fator para garantir os direitos autorais do seu site é que você mesmo esteja de acordo com os direitos autorais de outros criadores de conteúdo. Por exemplo, uso de imagens encontradas online pode estar quebrando os direitos autorais dos outros usuários, então certifique-se que sua imagem veio de um site que providencia fotos gratuitas para uso livre, sendo ele com ou sem assinatura.

O mesmo se aplica a textos – o plágio é considerado crime, então conteúdos 100% originais são fundamentais para um site de alta qualidade.


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