Mobile first: entenda a estratégia de marketing focada em celulares
Os celulares transformaram fundamentalmente o jeito que vivemos, trabalhamos e nos conectamos com o mundo a nossa volta. Com mais e mais pessoas dependendo em seus dispositivos móveis para realizar tarefas como trabalho, pesquisas e decisões de compra, é mais e mais aparente que empresas precisam se adaptar para a nova era.
O que significa uma estratégia mobile first
A frase “mobile first” se refere a abordagem para o desenvolvimento de sites, na qual a versão para celular tem prioridade no processo de criação e otimização ao invés dos sites desktop.
Essa maneira de criar seu site era rara no passado, mas com o crescimento rápido de usuários e compras feitas em seus celulares, está virando uma das práticas mais comuns no mundo do marketing digital.
Como aplicar em sua estratégia
Em seu núcleo, a estratégia mobile first prioriza celulares acima do resto. Isso envolve projetar e desenvolver seu marketing com a experiência portátil em mente, ao invés de só adaptar o que já fez para o novo formato. Também inclui adaptações em seu SEO, palavras chaves e UX.
Além de sites, a estratégia também pode ser aplicada as redes sociais e métodos de marketing que focam nos usuários mobile, como:
SMS + WhatsApp
Sabemos que muitos já estão conectados em seus celulares. Quando se vem a aplicativos de mensagens, no caso o WhatsApp, esse canal se torna crucial por ser a base da comunicação diária dos usuários com respostas rápidas e simples. Encontrar seus usuários durante seu dia a dia em um canal pessoal, eles estão mais dispostos a ler e responder suas mensagens.
Essa estratégia pode ser implementada também em SMS, com a diferença que esse tipo de mensagem pode ser um custo, como plataformas que enviam dezenas de mensagens de uma só vez com planos mensais ou anuais.
Notificações
Se você checar seu celular agora mesmo, quase sempre verá os ícones esperando para serem clicados. Essa é a maior estratégia de aplicativos para manter sua atenção. Você consegue notificar seus clientes por meio de SMS, Email Marketing, Redes Sociais e Mensagens personalizadas.
Anúncios em sites e apps
Também conhecido como Remarketing, aproveitar do Google Ads para mostrar seu negócio em outros sites e aplicativos gera impacto no dia a dia de seus clientes. Enquanto seguem com suas atividades normais, serão sempre lembrados do seu negócio, o que levará a conscientização da sua marca até precisarem de você.
Benefícios da estratégia mobile first em seus resultados
Com uma estratégia bem adaptada aos celulares e dispositivos móveis, você alcança seus clientes em potencial a qualquer hora, em qualquer lugar. Isso maximiza suas oportunidades e torna seu negócio disponível 24h, para quem tiver interesse em você e seus serviços.
No mundo atual, empresas que não se atualizarem para um site responsivo e funcional em celulares estão arriscando seu posicionamento no mercado e perdendo oportunidades valiosas para se conectar com seus clientes em seu dia a dia. Priorizando as versões mobile e investindo no marketing em celulares, você se mantém presente na mente dos consumidores.
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