Marketing digital para advogados: Entenda as regras do provimento 205/2021

O mercado jurídico nunca foi tão competido – Em agosto de 2024, o Brasil tinha cerca de 1,4 milhões de advogados. De acordo com o IBGE, isso equivale proporcionalmente a 1 advogado para cada 145 brasileiros.
Conseguir se destacar com tantos concorrentes é um trabalho difícil, especialmente com os regulamentos estritos que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) teve – até agora. O novo provimento 205/2021 traz uma nova luz e novas possibilidades para o marketing digital de advogados pelo Brasil inteiro.
O que é o provimento 205/2021?
Anteriormente, o provimento 94/2000 autorizava somente a divulgação utilizando materiais institucionais, como placas, cartões de visita, currículo profissional e áreas de atuação. Isso tornava o papel de marketing complicado, com a maioria dos advogados dependendo no local do escritório ou em recomendações de clientes prévios para conquistar novos.
O provimento 205/2021 é um conjunto de regras oficiais, emitido e disponibilizado no diário eletrônico da Ordem dos Advogados do Brasil em 15 de julho de 2021. Esse provimento teve como objetivo atualizar as regras de divulgação e anúncio dos advogados para se alinharem com os novos formatos e ferramentas modernas do mercado – o marketing digital.
Essa mudança equilibra a necessidade de promoção crescente dos serviços advocatícios – ao compreender as permissões desse provimento, os profissionais poderão utilizar o marketing digital para ampliar suas carreiras, respeitando as restrições da OAB.
Como funciona
O provimento categoriza o marketing nos seguintes conceitos:
-Marketing jurídico
-Especialização do marketing destinada aos profissionais da área jurídica, consistente na utilização de estratégias planejadas para alcançar objetivos do exercício da advocacia;
-Marketing de conteúdos jurídicos
-Estratégia de marketing que se utiliza da criação e da divulgação de conteúdos jurídicos, disponibilizados por meio de ferramentas de comunicação, voltada para informar o público e para a consolidação profissional do(a) advogado(a) ou escritório de advocacia;
O seguinte NÃO é permitido no marketing jurídico:
-Referência a valores, formas de pagamento ou descontos como forma de atrair novos clientes ou mercantilizar a profissão;
-Divulgação de informações, sejam incorretas ou falsas, que possam prejudicar clientes, outros advogados ou a sociedade;
-Anunciar especialidades para quais não possua certificado ou especialização;
-Utilização de expressões persuasivas de auto engrandecimento ou comparação;
-Distribuição de brindes, cartões de visita ou material em geral de maneira indiscriminada em locais públicos, presenciais ou virtuais.
Anúncios pagos
De acordo com o Art. 5º, a publicidade profissional permite a utilização de anúncios pagos para viabilizar a sua aparição em rankings em qualquer mídia, que vise destacar ou eleger profissionais como detentores de destaque.
Isso significa, de maneira simples, que o advogado agora tem direito ao uso de múltiplas ferramentas de marketing digital, como, mas não limitado a:
-Criação de site institucional
-Campanhas de Google Ads
-Uso das redes sociais e seu conteúdo pago (Facebook Ads, Instagram Ads)
-Email Marketing
-Blog institucional com conteúdo informativo
Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Ads, desenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes.
Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos te ajudar ;)
VOLTARPosts Relacionados