Inteligência competitiva: o que é e como utilizar para sua vantagem

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Inteligência competitiva: o que é e como utilizar para sua vantagem

Em qualquer tipo de competição, você sai na vantagem se consegue prever como um competidor irá agir e planejar para seguir de acordo. Não é muito diferente no marketing digital – essa habilidade, a inteligência competitiva, requer prestar atenção a múltiplos canais e procurar padrões de comportamento e outros fatores que influenciam como seus competidores agem e irão agir. 


A inteligência competitiva envolve coletar e analisar informações sobre seus competidores, público alvo, e mercado. A análise estratégica desses dados permite que você faça decisões de negócio com contextos e analisar todas as possíveis opções e seus respectivos resultados.


Seu objetivo final é estabelecer ou fortalecer uma vantagem competitiva.


A inteligência competitiva conecta informações sobre seus competidores diretamente a suas decisões de negócio, fazendo que você entenda como eles se posicionam em referência ao quadro geral de seus objetivos, ajudando empresas de todos os tamanhos a organizar e alcançar o que desejam.


Inteligência competitiva não é espionagem.

A grande diferença entre os dois depende se a informação em questão é legalmente protegida pela lei, assim como se seus competidores as obtêm de maneiras legais e éticas. Por exemplo, é um requisito legal que uma empresa pública publique uma reportagem de ganhos. Utilizar essa informação não é ilegal, por ser compartilhada publicamente e deliberadamente pela empresa.

Na inteligência competitiva, você pode utilizar toda e qualquer informação online que a empresa ou canais oficiais tenha disponibilizado sobre a mesma de maneira legal.


Benefícios da inteligência competitiva

Seus oponentes podem ser seus melhores professores. Isso por causa que eles estão a procura da mesma coisa que você: executar o que sua empresa faz, mas cada vez melhor em vários aspectos.


Estratégias melhores para vendas: Se sua equipe de vendas tem uma visão clara de como sua empresa e seus produtos são similares aos competidores, eles também conseguem ver as maneiras que não são parecidas, e as utilizar para te destacar no mercado.

Melhor desenvolvimento de produtos: Observar e entender os produtos de seus competidores pode abrir portas para novos desenvolvimentos para melhorar ainda mais o seu próprio produto, entender como é embalado e como determinar seus preços de maneira estratégica.

Remoção de riscos: Por que fazer os mesmos erros que os seus competidores já cometeram? Ao analisar seus históricos, você consegue compreender o que funcionou e o que causou problemas, assim se preparando para não cometer os mesmos erros e evoluir sem passar por mais obstáculos do que necessário.


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