Guia para iniciantes: 4 etapas para montar sua estratégia de conteúdo
Quando usado efetivamente, o marketing de conteúdos é uma das ferramentas mais poderosas para construir confiança e engajar com seu público alvo para aumentar suas vendas. Quando seu conteúdo educa, entretém ou inspira, ele te destaca da competição e ajuda sua empresa a crescer ainda mais.
Contudo, o marketing de conteúdo não é só postar nas redes sociais ou seu blog. Ele afeta todos os aspectos de sua organização, então ter um plano de ação é fundamental para alcançar seus objetivos e não se perder no futuro. Por isso, juntamos aqui os primeiros passos para começar sua criação de conteúdo.
1- Defina seus objetivos
O que você quer alcançar com o marketing de conteúdo?
Aumentar o reconhecimento de sua marca? Gerar mais vendas e conversões? Engajar com seus clientes? Talvez os três – ou algo mais? Definir o que você deseja que seu conteúdo traga ajuda a organizar como proceder com sua estratégia. Quando se sentir perdido, retornar ao ponto 1 da jornada irá mostrar o caminho que precisa seguir.
2- Pesquise sobre seu público alvo
Parte de criar conteúdos é entender a mente de quem estará consumindo essas informações. O Google e as redes sociais priorizam mostrar sites e posts que se conecta com seus usuários, criando uma seleção cuidadosa de conteúdo para cada um. Entender como seu público age, interage e o que os interessa irá ajudar a centralizar sua estratégia no que realmente é relevante, ao invés de investir em múltiplas plataformas onde seus clientes nem estão.
3- Analise os competidores
Identifique seus maiores competidores e analise seu conteúdo. Que tópicos eles cobrem? Qual sua maneira de escrita? Quais posts foram os mais populares e o que os diferenciou dos menos relevantes? O quão frequente eles postam? Entender o sucesso e as falhas de quem já está presente é a base para começar com o pé direito.
4- Decida os conteúdos que irá postar
Investigar o que está acontecendo em sua área é fundamental para garantir que sua estratégia e conteúdos estejam atualizados e seguindo o que está funcionando. Postar conteúdo de tópicos antigos trará a impressão que você não está conectado com o mundo atual.
Pesquise por notícias recentes, avanços tecnológicos e dúvidas frequentes em sua área. Isso trará não só conhecimento, mas ideias para desenvolver posts relevantes e cativantes.
5- Por fim, analise e revise
Quando se sentir pronto, comece suas postagens. Lembre-se que o processo de crescimento online é tentativa e erro, então a análise constante de sua performance é a base para continuar aprimorando e refinando sua estratégia, com resultados ainda melhores a cada nova postagem.
Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Ads, desenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes. Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!co hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!
VOLTARPosts Relacionados