Guia para iniciantes: 4 etapas para montar sua estratégia de conteúdo

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Guia para iniciantes: 4 etapas para montar sua estratégia de conteúdo

Quando usado efetivamente, o marketing de conteúdos é uma das ferramentas mais poderosas para construir confiança e engajar com seu público alvo para aumentar suas vendas. Quando seu conteúdo educa, entretém ou inspira, ele te destaca da competição e ajuda sua empresa a crescer ainda mais.


Contudo, o marketing de conteúdo não é só postar nas redes sociais ou seu blog. Ele afeta todos os aspectos de sua organização, então ter um plano de ação é fundamental para alcançar seus objetivos e não se perder no futuro. Por isso, juntamos aqui os primeiros passos para começar sua criação de conteúdo.


1- Defina seus objetivos

O que você quer alcançar com o marketing de conteúdo?

Aumentar o reconhecimento de sua marca? Gerar mais vendas e conversões? Engajar com seus clientes? Talvez os três – ou algo mais? Definir o que você deseja que seu conteúdo traga ajuda a organizar como proceder com sua estratégia. Quando se sentir perdido, retornar ao ponto 1 da jornada irá mostrar o caminho que precisa seguir.


2- Pesquise sobre seu público alvo

Parte de criar conteúdos é entender a mente de quem estará consumindo essas informações. O Google e as redes sociais priorizam mostrar sites e posts que se conecta com seus usuários, criando uma seleção cuidadosa de conteúdo para cada um. Entender como seu público age, interage e o que os interessa irá ajudar a centralizar sua estratégia no que realmente é relevante, ao invés de investir em múltiplas plataformas onde seus clientes nem estão.


3- Analise os competidores

Identifique seus maiores competidores e analise seu conteúdo. Que tópicos eles cobrem? Qual sua maneira de escrita? Quais posts foram os mais populares e o que os diferenciou dos menos relevantes? O quão frequente eles postam? Entender o sucesso e as falhas de quem já está presente é a base para começar com o pé direito.


4- Decida os conteúdos que irá postar

Investigar o que está acontecendo em sua área é fundamental para garantir que sua estratégia e conteúdos estejam atualizados e seguindo o que está funcionando. Postar conteúdo de tópicos antigos trará a impressão que você não está conectado com o mundo atual.


Pesquise por notícias recentes, avanços tecnológicos e dúvidas frequentes em sua área. Isso trará não só conhecimento, mas ideias para desenvolver posts relevantes e cativantes.


5- Por fim, analise e revise

Quando se sentir pronto, comece suas postagens. Lembre-se que o processo de crescimento online é tentativa e erro, então a análise constante de sua performance é a base para continuar aprimorando e refinando sua estratégia, com resultados ainda melhores a cada nova postagem.


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