Facebook pede confirmação sobre conteúdo para menores de 13 anos, e remove dias depois: entenda o que aconteceu

Na sexta-feira (14/02), empresas e gestores de redes sociais se depararam com um novo pop-up em suas páginas, cujo dizia: “confirme detalhes até 30 de setembro para manter seu conteúdo visível: estamos pedindo que páginas como a sua confirmem até 30 de setembro que não são direcionadas a crianças abaixo de 13 anos.”. Esse aviso veio como uma surpresa, mas o mais peculiar era que, ao confirmar, o aviso não desaparecia.
Até sábado (15/02), esse aviso desapareceu de todas as páginas, mesmo as que não fizeram a confirmação. Então eis a questão – o que realmente aconteceu?
Surgimento do aviso
Em primeiro lugar, precisamos entender por que o Facebook tomou a decisão de lançar essa confirmação. Consta nas regras e diretrizes da plataforma que a idade mínima para seu uso é de 13 anos. Isso é devido aos conteúdos compartilhados dentro da plataforma, que podem ser inapropriados para crianças tão jovens e as deixam vulneráveis, especialmente sem supervisão.
Juntamente disso, a criação de conteúdos direcionados a menores de 13 anos se torna proibido na plataforma, ao instigar menores de idade a participarem da rede com contas falsificadas – mentindo sua idade. Por esse e outros motivos, o Facebook tomou a iniciativa de pedir confirmação de todas as páginas que ele reconhecer como suspeita, que seu conteúdo é de fato dedicado a maiores de 13 anos.
Essa confirmação deveria ser feita até dia 30 de setembro, caso contrário seu conteúdo se tornaria “invisível” para o público. Por enquanto, não sabemos o que aconteceria com as páginas tornadas invisíveis.
O que aconteceu nessa sexta feira (14)?
A notificação veio e desapareceu rapidamente, deixando grande confusão na mente dos afetados. O aviso não só aparecia nas páginas das próprias empresas, quanto para quem apenas visitava uma página, muitos reportando encontrar o botão em relação a grandes empresas como Amazon, Target e afins, gerando grande confusão.
Durante os 2 dias do aviso, o Facebook não se pronunciou sobre o que estava acontecendo. Mas a partir de domingo, o aviso desapareceu para todos.
A teoria mais provável é que o ocorrido foi causado por um bug interno durante o desenvolvimento do aviso, acidentalmente o liberando para o público sem ser completo ou testado. Isso causou o “lançamento” antecipado do anúncio, sem sua funcionalidade – causando a confusão em quem o recebeu.
Em atualizações como essa, normalmente, o Meta (desenvolvedor do Facebook) cria um aviso informando a todos o que está acontecendo e o motivo antes dessa atualização sair ao público, ou junto de seu lançamento. A falta de um aviso solidifica mais a teoria que foi um erro interno do servidor da empresa.
E agora, o que irá acontecer?
Pelo simples fato que esse aviso foi lançado e removido, podemos esperar que ele irá retornar quando for finalizado e testado apropriadamente. Sua data pode mudar dependendo no que a Meta decidir, mas empresas terão até dia 30 de setembro (30/09) para realizar a confirmação e manter sua página visível ao público.
Se você busca estar sempre atualizados nas novidades do mundo do marketing digital, confie na Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Ads, desenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos que você esteja sempre atualizado e mantenha uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes. Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!
VOLTARPosts Relacionados