Ergonomia e acessibilidade digital: Dicas para melhorar seu site
Em um estudo conduzido pela BigDataCorp sobre a experiência de uso de sites por pessoas com algum tipo de deficiência, menos de 1% foi considerado acessível. Juntamente disso, no Brasil há 18,6 milhões de pessoas com deficiência, de acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE e MDHC.
Quando falamos em acessibilidade digital, falamos sobre a capacidade de um site ser de fácil uso para todos, independente de suas condições físicas ou mentais.
Como fazer seu site mais acessível?
Textos alternativos para imagens
Adicione textos conectados a imagens, para que leitores digitais compreendam o que está sendo mostrado e descrevam apropriadamente a usuários com deficiência visual.
Compatibilidade de navegação com teclados
Usuários que não conseguem utilizar um mouse utilizam o teclado para navegar pela internet. Tornando seu site compatível com a navegação via teclado facilita seu uso.
Contraste em cores e escrita clara
Seu site deve ser fácil de visualizar, cores com pouco contraste ou muito fortes causam desconforto nos olhos e dificultam a leitura e navegação.
Dublagem para conteúdo de blog
A inclusão de recursos como audiodescrição e legendas torna seu conteúdo mais acessível para usuários com deficiências visuais, auditivas e mentais.
No mesmo caminho da acessibilidade temos a ergonomia digital. Com ela, nos referimos a forma com que os usuários interagem com o site levando em consideração a tipografia, o layout e interatividade. Todos devem corresponder para trazer uma experiência confortável e eficiente para o usuário.
Dicas de ergonomia
Tenha um layout intuitivo
Seu conteúdo dever ser organizado de maneira lógica, trazendo facilidade para os usuários encontrarem o que procuram. Isso pode ser conquistado por títulos claros, categorias e subcategorias, e uma barra de pesquisa funcional.
Utilize tipografia legíveL
Se refere a facilidade de visitantes lerem e compreenderem seu conteúdo. Para otimização, use uma fonte clara de tamanho apropriado, com cores fáceis de ver e espaçamentos apropriados.
Se tiver dúvidas sobre a acessibilidade do seu site, existem ferramentas online para ajudar a determinar seu nível de acessibilidade e o que você pode fazer para melhorar e se destacar. As que se destacam são Achecker e WAVE.
Se você deseja um site eficiente, bem estruturado, acessível e funcional para obter os melhores resultados, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em desenvolvimento de sites, funcionalidades avançadas e gestão de redes sociais, garantimos uma excelente experiência para você e seus clientes, proporcionando uma presença virtual que não apenas impressiona, mas também impulsiona seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos transformar sua visão em realidade digital.
VOLTARPosts Relacionados