Entenda o que é o funil de vendas e como montar o seu
Quem já possui um negócio online já conhece ou ouviu falar dessa ferramenta. Com tantos usuários entrando e saindo do seu site, conseguir descobrir o que os traz, como eles pensam e adaptar sua estratégia de acordo é um passo fundamental para trazer conversões.
Funil de vendas define uma série de etapas que guiam seus clientes, desde seu engajamento inicial até a finalização da compra com você. Ele recebe esse nome por ter um formato similar a um funil, encontrando o máximo de clientes inicialmente e os direcionando para um único fim conciso.
Os funis de venda têm como base o modelo americano AIDA:
Conscientização (awareness)
O topo do funil, onde o cliente começa a descoberta de seu problema ou necessidade. Aqui ele cria consciência sobre seu negócio, produto ou solução.
Interesse e busca (interest)
Conforme descemos no funil, sua abertura começa a diminuir. Aqui seus clientes já conhecem sua empresa e estão considerando se você se encaixa com o que precisam, e como se compara com seus competidores.
Desejo (desire)
Também visto como o fim do funil, seu cliente passa mais tempo pesquisando e conhecendo seu negócio por meio de vídeos, avaliações, seu site e redes sociais. Podemos dizer que ele está praticamente convencido de sua compra, mas quer garantir que você é a escolha certa.
Ação (action)
Após ser guiado, o cliente finaliza sua compra ou entra em contato para contratar seus serviços. Garantir um atendimento de qualidade após o caminho é essencial para fidelizar esse cliente, fazendo com que ele volte caso necessário.
Como o funil de vendas ajuda em sua estratégia?
Ao aplicar o funil de vendas em sua estratégia de marketing digital, você consegue segmentar seu alcance com precisão, aplicando seus investimentos em anúncios e redes sociais onde realmente irá ter efeito para seu sucesso. Além disso você identifica buracos em sua estratégia, detalhes que não estão indo de acordo com o plano inicial ou até o que está faltando para sua estratégia funcionar ao máximo.
Como montar seu funil de vendas
O primeiro passo é simples: defina seu objetivo. Você quer vender mais? Aumentar seu ROI? Trazer mais engajamento? Sem um destino, será quase impossível medir seus resultados.
Em sequência, você deve definir que conteúdo irá utilizar em cada etapa do funil. Ele será a primeira coisa que seu cliente vê, então garantir que ele transmite a mensagem correta é vital para o sucesso da conversão.
Tipo de conteúdo para postar em cada etapa:
Conscientização: Esse é o primeiro contato do cliente com seu negócio. Você deve estar presente e visível, então conteúdos que capturam a atenção do usuário e introduz seu negócio são cruciais.
Interesse e busca: Seu cliente já está ciente, então trabalhe para produzir conteúdos que encoraje seu usuário a se interessar na sua marca e explorar seus canais, site e afins.
Desejo: Chegamos ao ponto onde seu cliente já te conhece e já demonstrou interesse. Seu trabalho agora é entregar materiais que facilitam sua decisão, como FAQs (respostas para perguntas frequentes) e mostrar avaliações de outros clientes.
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