Análise SWOT: como entender seus pontos fortes (e fracos!) e aprimorar sua estratégia

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Análise SWOT: como entender seus pontos fortes (e fracos!) e aprimorar sua estratégia

SWOT é uma ferramenta de análise estratégica que ajuda a identificar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças apresentadas por seus competidores dentro do seu nicho e região.

A estratégia de análise se baseia em compreender sua empresa em completo – isso sendo o bom, o ruim e o futuro. Essa aquisição de dados é especialmente útil se sua empresa é nova no mercado ou está atualmente estagnada, sem saber como prosseguir.


Antes de começar, lembre-se que os pontos fortes e fracos são fatores internos, dependendo na sua existência e atividades. Já as oportunidades e ameaças são fatores externos – são independentes da sua existência e atividades, vindo de situações fora da sua empresa.


S – Pontos Fortes

O que você faz bem? O que destaca sua empresa do resto da competição?

Identificar suas melhores características requer uma boa reflexão. O quão bem você conhece a si mesmo, melhor conseguirá encontrar pontos para reforçar, que se tornam diferencias entre você e os outros. Tente se basear em fatos reais em vez de intuição e opiniões.


W – Fraquezas

O que você pode melhorar?

Assim como força, é precisa saber onde você está se auto prejudicando – em empresas de todos os portes e nichos, sempre temos espaço para ampliar e melhorar.

Tente se basear em fatos reais em vez de intuição e opiniões.


O – Oportunidades

Existem buracos no mercado que você possa aproveitar? Quais são seus objetivos para o ano?

No exterior, identificar novas oportunidades, como áreas que outros competidores não estão aproveitando, novas tendências ou avanços tecnológicos, permite a empresa a conquistar condições favoráveis para o seu crescimento.


T – Ameaças

Existem novas mudanças no mercado? Ele está estável? Como pode se adaptar ao novo?

Chamamos de ameaças tudo que pode se demonstrar um problema para a estabilidade e crescimento da empresa – seja isso competidores crescendo, mudanças de regulamento ou estrutura no mercado.


Que diferença a análise SWOT faz na sua abordagem?

Ao integrar esses dados, empresas conseguem construir uma estratégia que maximiza seus pontos fortes, trabalha nas suas fraquezas e ainda te mantém atualizado no estado atual do mercado, para garantir que não será pego de surpresa por um problema causado por fatores externos.


Essa análise deve ser refeita de tempos em tempos, comparando os novos dados com os dados da última análise e monitorando se a mesma está fazendo o efeito que é previsto. Se não, novas medidas devem ser tomadas.


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