Analisando lacunas de palavras-chave: o que é e como aprimorar sua estratégia

Sites 10 Agência Digital | Analisando lacunas de palavras-chave: o que é e como aprimorar sua estratégia
Analisando lacunas de palavras-chave: o que é e como aprimorar sua estratégia

A análise competitiva é um fator crucial durante todo o processo de otimização e gestão das estratégias no marketing digital – para uma presença forte em um mercado tão competido, se posicionar bem nos mecanismos de busca é indispensável.


O que são lacunas em suas palavras chave?

Analisar os buracos em sua estratégia de SEO é uma ferramenta essencial para qualquer um que gerencia SEO. É um processo de identificar as palavras chave mais valiosas que seus competidores usam para se posicionar no topo dos resultados de busca.

Dessa maneira, você consegue encontrar as áreas onde aprimorar sua estratégia, e ainda ver buracos nas estratégias dos competidores – oportunidades para que você melhore seus resultados.


A importância da análise de palavras chave

Para que você suba nos resultados, outros irão descer. A otimização de conteúdos e SEO é sim uma etapa fundamental e crucial, mas eventualmente alcançamos o potencial máximo, e é aqui que as lacunas entram em destaque.

 Entender o que seus competidores estão fazendo, como se destacam e comparar estratégias é uma técnica essencial para entender o que pode melhorar seu posicionamento.


Análise de lacunas vs pesquisa tradicional de palavras chave

Tradicionalmente, encontrar palavras chave para seu SEO é feito ao analisar as melhores palavras chave com base em seu volume de busca e relevância. Já com a análise de lacunas, focamos nos competidores – identificando quais palavras outros no seu nicho estão usando e destacas áreas que podem ser melhoradas, para chegar ao mesmo nível dos maiores competidores.


Encontrando suas lacunas

Plataformas de análise de competidores são a chave nessa estratégia. Sites como SemRush e Ahrefs, por exemplo, oferecem ferramentas para analisar os perfis de seus competidores – revelando termos que eles usam, mas faltam em sua estratégia. As lacunas em suas palavras chave podem ser categorizadas em:


Faltando – Seus competidores usam e ranqueiam com essas palavras – mas você não.

Fracas – Você se posiciona muito abaixo dos competidores com essa palavra.

Pouco utilizadas no mercado – Essas palavras tem potencial, mas são pouco usadas no seu nicho.


Diferenciando palavras de alto valor vs baixo valor

Palavras com alto volume de pesquisa podem trazer mais tráfego, mas também tem alta competição entre as empresas. Palavras com baixa competição já são mais fáceis de ranquear, e ainda podem gerar um tráfego significativo, se otimizadas.

O ideal é encontrar o equilíbrio entre competitividade e funcionalidade – um esforço longo e trabalhoso, mas que traz resultados indispensáveis.


Benefícios de analisar os buracos na sua estratégia

Compreenda o que funciona

Quando estamos começando ou chegamos a um “ponto final”, é normal se sentir perdido, como se nada mais funcionasse e não saber como continuar crescendo. Com a análise competitiva de palavras chaves, você consegue encontrar novos pontos de partida para continuar crescendo – mantendo seu ritmo e fluxo enquanto cresce sua presença online.


Acompanhe seus competidores

As outras empresas no seu nicho são seus melhores aliados quando se vem a continuar crescendo – sendo um exemplo vivo do que funciona e uma oportunidade de estudo. Acompanhar seu desempenho e ver o que realmente faz a diferença para eles é o detalhe que trará novas ideias e observações para implementar na sua estratégia.


Foque seu orçamento onde realmente traz resultados

O processo de otimização do SEO é um trajeto longo e árduo, comporto de várias rodadas de tentativa e erro. Analisando seus competidores, você consegue filtrar o que não faz diferença e o que tem potencial de funcionar, pulando as etapas de grande desafio e investindo em palavras que trarão resultados reais.


Se você busca aproveitar de estratégias que realmente funcionam, confie na equipe da Sites 10, Agência de Marketing Digital. Com nossa experiência em Google Adsdesenvolvimento de sites e funcionalidades avançadas, garantimos uma excelente experiência tanto para você quanto para seus clientes. Estamos prontos para transformar sua visão em realidade digital e impulsionar seu negócio para novos patamares. Fale conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar!

VOLTAR

Posts Relacionados

Fale com especialista

Aguarde

Confirmar ação?

Deletar essas informações podem corromper alguma coisa

Cancelar

Ok