A Psicologia por trás dos Call to Actions (CTAs): Como palavras influenciam os consumidores

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A Psicologia por trás dos Call to Actions (CTAs): Como palavras influenciam os consumidores

Imagine estar andando pelo mercado. Você só precisava comprar pão, mas então você vê uma grande placa – “oferta limitada – garanta já o seu!” Sem pensar, você já tem um pacote em mãos. Por que isso acontece? É tudo sobre a psicologia de como processamos informações.


O que é um Call to action (CTA)?

Uma chamada a ação é, como o nome sugere, uma frase que induz o consumidor a questionar sua necessidade e tomar uma ação específica, como uma assinatura ou compra.

CTAs estão presentes em nosso dia a dia, mesmo sem pensarmos sobre – anúncios online, e-mails, posts nas redes sociais, rádios, outdoors e afins. Um bom CTA é claro e destaca o beneficio que seu usuário receberá ao completar essa ação.


A psicologia das decisões

A maneira com que interagimos com chamadas depende em como nosso cérebro processa decisões.

Os CTAs têm seu sucesso por afetarem três processos cognitivos: atenção, emoção e memória. Para seu sucesso, a chamada deve ter um visual que captura sua atenção, uma mensagem forte que evoca uma emoção no usuário e por fim, deve ter uma direção clara para ativar a memória do usuário sobre o que fazer como uma ligação, visitar seu site, explorar um catálogo e afins.


Consumidores e a Aversão à perda

Esse é um princípio psicológico que se estrutura no fator que consumidores são mais motivados a evitar perder algo do que a ganhar alguma coisa nova. CTAs que destacam o que você pode perder conseguem capturar atenção e evocar emoção de uma vez só.

Por exemplo a simples troca de “baixe nosso guia sobre as novas trends” para “não perca as novas trends de 2025” já faz o consumidor entender que ele precisa estar acima das novidades o mais cedo possível, para não perder a oportunidade.


Como aplicar a psicologia em outros aspectos de seus CTAs

Cores

Como mencionamos, chamadas visuais são essenciais para criar uma chamada escrita que irá capturar a atenção de seus clientes. Todos os elementos de design em seus anúncios afetam a impressão que o consumidor tem de sua empresa em geral. As cores influenciam diretamente essa impressão e a decisão que segue – vermelho traz urgência e ânimo, enquanto verde traz positividade e azul, confiança.

Para entender mais sobre a psicologia por trás das cores no marketing digital, confira nosso guia completo aqui.


Direcionamento a um único usuário

Sim, você está tentando alcançar o máximo de consumidores possíveis. Mas cada um desses usuários está navegando em busca de uma experiência única, personalizada a seus gostos e interesses. Ao escrever seu CTA como se estivesse conversando diretamente com seu usuário, você cria uma interação mais íntima o que prende a atenção do mesmo e cria uma conexão emocional com sua empresa, levando a maiores chances de uma conversão.


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