A ascensão dos Chatbots no mercado móvel brasileiro
A ascensão dos Chatbots no mercado móvel brasileiro
Uma pesquisa realizada em 2017 mostrou que 81% dos brasileiros utilizam e-mails em seus dispositivos móveis, sendo essa a atividade mais utilizada nos celulares, seguida por ligações e mensagens de texto com 77% e em terceiro as mídias sociais com 62%.
Além do mais, o aplicativo que os brasileiros mais utilizam para troca de mensagens é o WhatsApp, passando em média 1h por dia no aplicativo. Isso nos mostra uma crescente demanda por inovações na área de troca de mensagens instantâneas. E é neste ponto que entram os Chatbots.
Primeiro vamos entender o que é um BOT, o termo vem da abreviação de “Robot”, que significa “Robô” em inglês. É uma ferramenta de inteligência artificial que automatiza a interação com o usuário em diferentes níveis e segmentos.
Mas para que servem os BOTs?
Quando falamos em atendimento automatizado ao cliente, logo pensamos nas empresas de telefonia. Mas agora também é possível utilizar este recurso nas redes sociais graças a função “chat” no Messenger do Facebook.
A nova função foi apresentada no evento Facebook F8 2017, e com ela é possível utilizar os BOTs no chat das páginas e perfis. Isso otimiza o processo de interação com o cliente e faz da rede social um canal de pré-atendimento que encaminha o usuário de acordo com suas necessidades. O BOT também é utilizado para substituir o tradicional FAQ.
As principais vantagens na utilização dos BOTs são a otimização do atendimento, menor necessidade de mão de obra humana, mensagens personalizadas e a sensação de interação orgânica com o cliente. Muitas empresas brasileiras já aderiram ao novo recurso.
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