5 dicas para empresas de pequeno e médio porte crescerem com o marketing digital

Seja que você está lançando seu negócio ou já está estabelecido no mercado, você provavelmente já entendeu que o marketing digital e uma presença forte são essenciais. Mas por onde começar? São tantas opções e estratégias que podem te levar em vários caminhos diferentes.
Para isso, separamos aqui as etapas essenciais que todas as empresas devem seguir em seu desenvolvimento, independente da estratégia que irão escolher.
A importância de ter uma estratégia inteligente
Em qualquer etapa do processo de marketing é crucial ter um objetivo final. Contando com a estratégia certa - aquela que se encaixe com a visão que tem para o futuro da sua empresa ou negócio, você conseguirá aumentar sua visibilidade e adaptar seu caminho para garantir o seu sucesso.
Otimize seu site
Pode parecer simples, mas esse detalhe é o que diferencia seu site dos demais, e ainda ajuda seu posicionamento a crescer. Otimizar seu site significa garantir sua funcionalidade – carregamento rápido, design intuitivo e responsivo, assim como um SEO que se adapta aos seus objetivos.
Essas alterações são reconhecidas pelos mecanismos de busca quando estão rastreando e catalogando os sites, e quanto mais otimizado seu site é, melhor será seu posicionamento em buscas realizadas no Google, por exemplo.
Conheça e entenda seu público alvo
Quem realmente irá determinar se suas campanhas estão funcionando é quem estiver interessado. Por mais perfeita que sua ideia pareça, o consumidor tem uma perspectiva completamente diferente ao interagir com ela – especialmente quando estão em busca de comprar.
Antes mesmo de criar uma campanha, faça uma pesquisa a fundo sobre seu público alvo: quem são? O que fazem? Como é seu dia a dia? O que realmente os interessa? Esses questionamentos te ajudam a criar uma visão de seu “cliente ideal”, para quem você quer transmitir sua mensagem. Quanto mais informações, melhor conseguirá encontrar seus pontos fracos e vender.
O feedback direto dos consumidores que receber a partir de campanhas que não alcançaram o sucesso esperado irá te ajudar a entender ainda mais sua mentalidade, refinando sua estratégia até um ponto que atinge diretamente a vontade de compra.
Foque no SEO local
Quando sua empresa ainda está se estabelecendo, o melhor tipo de marketing são as recomendações locais. Vendendo para quem está na sua área, os moradores locais recomendam sua empresa para seus vizinhos, amigos e assim você já começa a aumentar seu alcance.
Foque em otimizar seu SEO para sua cidade ou até estado – alcance que está por perto, para depois expandir com mais força e confiança no seu produto ou serviço.
Utilize as redes sociais e crie conteúdo de valor
Além de um site bem estruturado e otimizado, as redes sociais se mostram uma opção de grande custo benefício para empresas de todos os tamanhos. Ter uma presença online forte em plataformas como Facebook, LinkedIn e Instagram permite que você interaja e gere engajamento com seu público alvo, além de receber feedbacks quase instantâneos para continuar evoluindo sua estratégia.
Conforme seu negócio cresce, você conseguirá investir ainda mais em anúncios pagos nas plataformas, aumentando ainda mais seu alcance e gerando ainda mais interesse.
Aprenda de seus competidores
Quem já tem sucesso será sua maior fonte de pesquisa e conhecimento. Para chegar ao topo, testes e erros são fundamentais - afinal, nunca sabemos o que realmente irá impactar seus clientes até testarmos todas as teorias.
Observar os passos de seus competidores irá ajudar a encontrar o que fizeram no passado, como aprimoraram e até encontrar buracos em sua estratégia atual – todas essas informações podem ser usadas para te destacar entre as outras opções e melhorar sua presença online sem passar por tantas fases confusas como aconteceria se não tivesse esses insights.
BÔNUS: Utilize o funil de vendas
Pode ser difícil dar o primeiro passo na criação e execução de sua estratégia, então a organização prévia é essencial. Quando estiver gerando ideias e programando qual será sua abordagem, observar e utilizar a estratégia do funil de vendas pode te direcionar no caminho certo.
O funil de vendas é uma estratégia que ajuda a focar seus recursos nas diferentes fases que o consumidor passa até decidir realizar uma compra, guiando o caminho de maneira inteligente e eficiente. Para entender mais sobre os funis de vendas e como o aplicar na sua empresa, leia nosso guia completo aqui.
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